quinta-feira, 17 de junho de 2010

Presença no Brasil









Os primeiros sírios e libaneses chegaram ao Brasil nos anos setenta, porém já haviam outros que viviam no Brasil desde a época colonial, quando Portugal havia relações comerciais com a Síria.
A grande maioria era cristã e somente no início do século XX que começaram a chegar muçulmanos. Apesar das estatísticas incertas, quando os imigrantes eram classificados como turcos, turcos-árabes, turcos-asiáticos, sírios ou libaneses, verifica-se até por volta de 1985 árabes. A partir de então, o fluxo imigratório aumentou quando em 1903, cresceu rapidamente até o início da Primeira Guerra Mundial. O ano de 1913 registrou o maior número de sírio-libaneses no Brasil, 11.101 imigrantes. A imigração interrompeu-se durante o conflito, mas voltou a se estabilizar nos anos vinte.

Até 1908, esses imigrantes não eram discriminados pelos registros imigratórios, sendo somente colocados como "outras nacionalidades".

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Sou brasileiro, capixaba e técnico de judô da seleção do Líbano, onde a unica estrela é o atleta também capixaba, naturalizado libanês, Nacif Elias. Como o esporte é muito amador no Líbano, estamos com dificuldades de manter vivo o sonho olímpico de representar o Líbano em 2016 no RJ.... Precisamos de alguma empresa para nos apoiar financeiramente. meu email é gavicjudo@hotmail.com quem tiver interesse por favor entre em contato

    ResponderExcluir
  2. Alguém mais perbeu o conflito de datas?

    ResponderExcluir